11 benefícios para a saúde da vitamina B9 (ácido fólico)

Benefícios da vitamina B9 incluem a prevenção de defeitos congênitos, prevenindo o envelhecimento precoce, prevenindo ataques cardíacos. curar o transtorno mental e ajudar seu corpo a produzir mais glóbulos vermelhos. Outros benefícios incluem o combate à depressão, agindo como uma coenzima, apoiando o acúmulo muscular, combatendo os radicais livres, prevenindo o câncer e auxiliando na fertilidade.

A vitamina B9 ou ácido fólico é necessário para a síntese de DNA e para o metabolismo de aminoácidos. É principalmente popular por seu papel na saúde e desenvolvimento fetal. O ácido fólico é altamente recomendado para prevenir defeitos da medula espinhal e desenvolver o sistema nervoso de um feto.

O que é a vitamina B9 (ácido fólico)?

Embora o ácido fólico e o folato sejam usados de forma intercambiável, seus efeitos metabólicos são bem diferentes. O folato é a forma natural da vitamina B9 encontrada vários alimentos e plantas animais. Enquanto o ácido fólico é a forma sintética da vitamina e é encontrado se alimentos fortificados e suplementos.

Alimentos ricos em vitamina B9:

Para se beneficiar do folato, você pode incluir feijão, legumes, queijo, cogumelos, levedo de cerveja, arroz integral e lentilhas. Também é encontrado em couve-flor, laranja, ervilha e banana.

11 benefícios para a saúde da vitamina B9 (ácido fólico)

1. Melhor vitamina para prevenir defeitos congênitos

Esta é provavelmente a principal razão pela qual a vitamina é muito popular entre as mulheres grávidas. O ácido fólico é mais conhecido por prevenir defeitos congênitos e garante bom desenvolvimento da coluna vertebral de um feto. Se uma gestante sofre de deficiência de vitamina B9, pode levar a sérios problemas, incluindo defeitos do tubo neural.


2. Previne Envelhecimento Prematuro

Não é incomum que a pele caia à medida que envelhecemos. No entanto, a pesquisa revela que as pessoas que consomem regularmente ácido fólico podem retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento, como rugas. A suplementação de vitamina B9 também retarda o envelhecimento, impedindo a produção de hormônios do estresse no corpo humano.

Além disso, a vitamina B9 também estimula o metabolismo e promove a absorção eficiente de nutrientes. Assim, as pessoas que querem permanecer jovens para sempre devem incluir boas fontes de folato em sua dieta ou usar um suplemento de ácido fólico.


3. Previne ataques cardíacos

Muitas pessoas não sabem que o excesso de homocisteína (que é um tipo de aminoácido) leva a muitas complicações cardíacas e pode aumentar seus riscos de sofrer um derrame. Um dos benefícios mais importantes da vitamina B9 é que regula o nível de homocisteína no corpo para apoiar a boa saúde do coração.

O ácido fólico também controla o nível de deposição de colesterol no coração humano, para evitar um grande número de doenças cardíacas.


4. Cura Transtornos Mentais

Outro benefício significativo do consumo de vitamina B9 é que você pode tratar com sucesso muitos tipos de distúrbios emocionais. É por isso que muitos médicos prescrevem um suplemento de ácido fólico para aliviar a ansiedade e a depressão.


5. Ajuda seu corpo a produzir mais glóbulos vermelhos

A vitamina B9 é utilizada na divisão e replicação de glóbulos vermelhos no seu corpo; e suporta o procedimento complexo de como seu corpo produz essas células.

A deficiência desta vitamina pode levar a um distúrbio de saúde conhecido como anemia megaloblástica. Esta é uma complicação para a saúde em que o indivíduo não tem muitas células sanguíneas e os glóbulos vermelhos que possui são bastante grandes. Esta vitamina está diretamente envolvida em ajudar seu corpo a melhorar o processo de geração de mais células sanguíneas (eritropoiese), juntamente com outras vitaminas do Complexo B.

Embora o vitelo B9 não seja o único nutriente necessário para produzir glóbulos vermelhos, ele desempenha um papel crucial no processo. Por isso, é um suplemento universal para recomendar o tratamento da anemia.


6. Combate Depressão

O folato tem propriedades antidepressivas naturais. Se você está se sentindo baixo sem motivo, pode ser devido a baixos níveis de folato. Isso ocorre porque o folato desempenha um papel vital na produção de serotonina e dopamina (os hormônios do “sentir-se bem”). Depressão e ansiedade são causadas por um desequilíbrio de ambos estes importantes neurotransmissores.

O ácido fólico oferece os mesmos efeitos que muitos antidepressivos populares. A vitamina B9 é imensamente útil para aliviar os sintomas de depressão e reduzir os níveis de ansiedade entre os pacientes. O ácido fólico também ajuda as pessoas que sofrem de distúrbios alimentares.

É comum as mulheres experimentarem ondas de calor, pós-menopausa, que ocorrem devido a uma deficiência de estrogênio e um distúrbio no sistema termorregulador. O ácido fólico é mostrado para aumentar os níveis de estrogênio e reverte os sintomas de depressão em mulheres após a menopausa.


7. Atividade da coenzima

A vitamina B9 é considerada uma importante coenzima. Isso implica que ele funciona de maneira eficiente com outras enzimas para executar muitos processos cruciais do corpo, como a síntese de DNA.


8.  Ajuda a manutenção dos musculos

Se você está ansioso para uma maneira inofensiva de construir e apoiar tecidos musculares; Suplementação de vitamina B9 é uma das melhores maneiras de garantir que você proteja seus músculos dos efeitos do desgaste diário.


9. Combate Radicais Livres
O ácido fólico funciona como um antioxidante para destruir os radicais livres no organismo. Além de vitamina C e vitamina E, esta vitamina é essencial para se livrar dos radicais livres, que são realmente subprodutos do metabolismo do oxigênio e levar à toxicidade.

Todos sabemos que esse dano pode afetar negativamente o sistema nervoso central e levar a complicações como Alzheimer e demência. Além disso, esta atividade também resulta em muitos tipos de doenças inflamatórias, bem como diabetes e perda de cabelo.

Quando você consome regularmente ácido fólico, o corpo libera com sucesso as toxinas do corpo e mantém você seguro de mais de 20 doenças que estão associadas aos radicais livres no corpo.


10. Previne Câncer
Outro benefício notável do folato é que ele é crucial para a formação de ácidos nucléicos e funciona como cofator na estabilidade, reparo e síntese de moléculas de DNA. Isso é vital para controlar a diferenciação celular e a expressão de genes. É comum que anormalidades se desenvolvam quando a metilação do DNA não é controlada; eventualmente levando ao câncer. Os riscos de desenvolver muitas formas de câncer podem ser reduzidos pela manutenção de um consumo regular de vitamina B9.


11. Bom para a fertilidade
Mais uma vez, uma vez que o folato ajuda a sintetizar o seu DNA, promove a sobrevivência e o desenvolvimento do feto. De acordo com um estudo envolvendo porquinhos-da-índia, os pesquisadores observaram que ter quantidades insuficientes de ácido fólico em seu corpo, mesmo por um período de tempo temporário, pode levar a conseqüências adversas para sua saúde reprodutiva.

Assim, você pode melhorar seu nível de fertilização consumindo ácido fólico.

 

Melhores suplementos com vitamina B9:

 

Solgar, Ácido Fólico, 800 mcg, 250 comprimidos

 

Now Foods, Àcido Fólico com Vitamina B-12, 800 mcg, 250 Comprimidos

Comentarios do Facebook
Sending
User Review
0 (0 votes)